BH na Copa do Mundo

20 de fevereiro de 2014


A Copa do Mundo de Futebol está chegando e as dúvidas e expectativas referentes ao evento são inúmeras. Para apresentar detalhes de quanto o mundial vai movimentar Belo Horizonte entre os meses de junho e julho, o Secretário Municipal Extraordinário para a Copa do Mundo, Camilo Fraga, fez uma palestra durante a reunião do CDL Jovem desta quarta-feira, (19), na CDL/BH.

Ele comparou a diferença entre a Copa das Confederações e a Copa do Mundo para mostrar a grandiosidade do evento. Na Copa das Confederações, Belo Horizonte recebeu quatro mil turistas estrangeiros e o restante, mais de 90% deles, eram de turistas locais. Já na Copa do Mundo, a expectativa é tenhamos 160 mil turistas, com a presença de 20 mil turistas argentinos, 15 mil alemães, cinco mil holandeses e dois mil argelianos, além de turistas de outros países e os locais.

"O turista da Copa permanece em media três dias na cidade. Um dia ele vê o jogo e depois ele vai conhecer a cidade, o comércio, os pontos turísticos", afirma Fraga. Ele explica que este é um momento importante para o lojista de Belo Horizonte tirar proveito da Copa vendendo para os turistas. Outra oportunidade também é as rodadas de negócios por meio do programa Goal Belo, com executivos de diversas partes do mundo realizando negócios e fechando parcerias. A expectativa é que seja movimento 25 milhões de dólares em negócios.

Fraga foi questionado quanto a grande possibilidade de ocorrem novamente as manifestações populares, como houve na Copa das Confederações, em que o comércio da Capital foi um dos grandes prejudicados pelo vandalismo. "Nós imaginávamos que ocorreriam manifestações, principalmente por questões sindicais, mas ninguém imaginava o tamanho que foram aquelas manifestações", explicou o secretário. Para a Copa de 2014, ele afirmou que está sendo realizado todo um preparativo de apoio à manifestação popular pacífica, com um trabalho de inteligência dos órgãos públicos e mais que o dobro de efetivo policial.

Leia mais: http://www.cdlbh.com.br/portal/2997/Noticias_CDL_BH/Belo_Horizonte_na_Copa_do_Mundo