Como o varejo pode aumentar a visibilidade da marca e as vendas

Como o varejo pode aumentar as vendas

A reunião quinzenal do CDL Jovemrealizada nesta quarta-feira, 12 de novembro, na sede da CDL/BH, recebeu os sócios da Acorda Comunicação, Matheus Hilbert e Ho Chich Mim, que ministraram a palestra ‘O que o varejo tem feito para aumentar a visibilidade de marca e as vendas’. 
 
Segundo Hilbert, uma pesquisa revela que aos 60 anos de idade, cada pessoa já terá visto dois milhões de anúncios sobre produtos e serviços e 16 mil horas de TV. E de cada 100 propagandas, apenas oito ficam na nossa mente. Diante desses números, Hilbert sinaliza algumas dicas para as empresas se destacarem no mercado: 
 
- Destaque sua vantagem competitiva;
- Conte uma história ao vender um produto ou serviço;
- Eduque o cliente para os benefícios que você pode trazer;
- Incentive o teste de seus produtos;
- Surpreenda;
- Entre na conversa do cliente;
- Dê as desculpas que o cliente precisa para acabar comprando;
- Sempre observe o cenário e aproveite o que está à sua volta.
 
Outra estratégia para conquistar a atenção dos consumidores, segundo Hilbert, é o marketing de guerrilha. Ele citou exemplos de empresas que criaram campanhas bem sucedias utilizando esta estratégia, como o desodorante Axe, que conseguiu se promover em uma corrida feminina em Londres. No momento da largada, um homem usou o desodorante e saiu correndo pela pista, e seis mil mulheres vinham logo atrás, como se estivessem correndo atrás dele. A ação gerou visibilidade para a marca e teve baixo custo.
 
Minuto empresa
 
A reunião também contou com a presença do consultor de vendas Claudio Gomes da Sodexo que teve a oportunidade de apresentar a organização que representa no Minuto Empresa. Segundo o consultor, a Sodexo não é apenas uma fabricante de cartões e sim uma empresa de benefícios. 
 
Os números da multinacional impressionam: presente em mais de 180 países, com seus 34.300 clientes, 420 mil colaboradores, a Sodexo possui uma receita anual de 18 bilhões de Euros. De acordo com Freitas, ela atende todo tipo de empresa, com um portifólio abrangente de benefícios, como os cartões de alimentação, refeição, combustíveis e também cartões especiais de reconhecimento aos colaboradores e palestras educativas sobre alimentação saudável e como fazer uma compra melhor no supermercado, por exemplo. 
 
 
Dálcia de Oliveira
Comunicação e Marketing da CDL/BH