Design Thinking

10 de abril de 2014

O presidente do CDL Jovem, Lucas Pitta, e demais membros de grupo receberam nesta quarta-feira, 09, o engenheiro químico da UFMG, Gustavo Couto, que apresentou a palestra Design Thinking. O tema foi abordado durante reunião quinzenal do CDL Jovem, realizado na sede da CDL/BH.

De acordo com Couto, Design Thinking é uma nova metodologia que busca promover a inovação com o pensamento voltado nas pessoas. "Nós temos que parar de vender produto e passar a vender serviço. Você tem que pensar em qual serviço o seu produto pode prestar para o seu cliente", afirmou o palestrante.

Para que essa mudança ocorra, Couto afirma que é necessário que o empresário saia do comodismo, vá até as pessoas e procure entender o que elas desejam e necessitam. Entre os diversos cases citados por ele, um que se destaca é uma rede de milk-shake americana, que mudou a fórmula do seu produto, os pontos de vendas e até a embalagem para adequar as necessidades de seus clientes.

A metodologia do Design Thinking possui três pilares que contribuem para sua construção, que é a empatia, a colaboração e a prototipação. A empatia é você se colocar no lugar da outra pessoa, ou seja, do seu cliente. Como ele vê sua empresa? Já a colaboração é a estratégia de envolver o cliente na criação dos seus produtos e na resolução dos seus problemas. E por último a prototipação, que é sempre testar modelos, ideias e protótipos antes de colocar algo em prática. 


Leia mais: http://www.cdlbh.com.br/portal/3150/Noticias_CDL_BH/Design_Thinking