Desvendando o Facebook

19 de setembro de 2013

O principal assunto da reunião quinzenal do CDL Jovem foi a palestra Desvendando o Facebook, ministrada pela vice-presidente de Comunicação do grupo e diretora da empresa Strategía Comunicação, Mariana Couto. A reunião foi realizada na sede da CDL/BH nesta quarta-feira, 18 de setembro.
A comunicadora abordou diversos temas relacionados à rede social que mais cresce no Brasil. Segundo Couto, a ideia da palestra surgiu do anseio dos próprios integrantes doCDL Jovem que desejavam saber mais detalhes sobre Facebook. \"Eles confundiam o que é um perfil, uma página e um grupo, então surgiu a ideia de fazer a palestra\", expôs.

A dúvida foi sanada pela comunicadora que explicou que um perfil é aquela página pessoal de qualquer cidadão, já a página ou Fan Page é direcionada para as empresas e o grupo é uma comunidade restrita de pessoas que discutem um assunto específico. \"No perfil, a pessoa só pode ter cinco mil amigos, isso para uma empresa é muito pouco. Já a página tem fãs ao invés de amigos, não possui limite de pessoas, além de ter todos os medidores\", esclareceu Couto.

Ela também apresentou diversos dados curiosos sobre a rede social, entre eles se destaca que 81% das pessoas utilizam o Facebook para se comunicar com familiares. Os horários de maior público on-line na rede são quarta, quinta e sexta-feira, entre oito e nove horas e entre 11 e 13 horas da tarde. Já o perfil dos usuários se divide em 13% em criadores, aqueles que criam conteúdos, 53% participantes, aqueles que curtem e compartilham, e 34% são os espectadores, que apenas visualizam os conteúdos publicados.

Mariana Couto alertou os jovens empresários que acima de tudo esta a importância de conhecer os seguidores da página da sua empresa. \"Você precisa traçar todo o perfil do seu cliente. Antes é um jogo de xadrez, que você vai testando, até chegar ao melhor resultado\".

Ela explica que a marca deve comunicar aquilo que o cliente quer ler e não o que a empresa quer informar. \"Você conhece o seu mercado como ninguém, então compartilhe esse conhecimento com os outros. Fale o que realmente elas precisam saber, diga coisas do cotidiano e não fale diretamente do negócio da sua empresa o tempo todo\", concluiu.

Leia mais: http://www.cdlbh.com.br/portal/2489/Noticias_CDL_BH/Desvendando_o_Facebook