Palestra

Fiscalização na era digital

24 de abril de 2014

 
No dia 23 de abril o CDL Jovem apresentou aos diretores uma palestra sobre Fiscalização na era digital, ministrada pelo Vice-presidente de Relações Públicas, Antonio Chaves.

Leão cada vez mais informado sobre suas receitas e despesas
Fiscalização na era digital foi o tema da palestra da reunião quinzenal do CDL Jovem desta quarta-feira, 23 de abril, realizada na sede da CDL/BH. Quem ministrou o tema foi o vice-presidente do grupo,Antônio Chaves, que é sócio proprietário da Aliar Sistemas.

Segundo Chaves, o objetivo da palestra foi mostrar aos participantes como o fisco está se preparando cada vez mais para encontrar indícios de sonegação e inconsistências nas informações fornecidas pelos contribuintes.

Por meio de um sistema chamado Harpia, a Receita Federal vem cruzando diversas informações declaradas pelas empresas como Sped Contábil, IRPF, IRPJ, E-cont, DCTF, Dapi, e-Social e o próprio cartão de crédito para obter informações de 100% dos contribuintes.

\"Cada vez o fisco exige mais informações de nós empresários e não falamos nada, não nos manifestamos. Temos que prestar atenção nisso\", disse Chaves. Para ele, empresários, empresas de tecnologia e contadores devem se unir para encontrar alternativas. Também afirmou que os empresários não devem deixar tudo nas mãos dos contadores, eles devem acompanhar de perto, entender e fiscalizar, pois nem sempre a solução apresentada pelo contador é a melhor.